Simpósio Internacional Cinema e Cidades

Entre os dias 9 e 11 de Outubro o Centro Estudos Sociais de Lisboa organiza um simposio internacional subordinado ao tema “Cinema e Cidades”.

Entre o Cinema e as Cidades estabeleceram-se desde os primeiros filmes dos irmãos Lumière relações de influência mútua que determinaram profundamente a imagem urbana e a percepção que espectadores e cidadãos têm das cidades onde vivem, onde desejariam ou não viver, de cidades imaginárias, distantes ou íntimamente conhecidas. De testemunho do quotidiano urbano, o Cinema depressa passou a influenciar e a veicular os ideais progressistas da Cidade ideal e do futuro. Depois da II Guerra Mundial as cidades passaram a ser usadas também como cenário dos dramas humanos da condição pós-moderna e abordadas de múltiplas perspectivas.

O Simpósio “Cinema e Cidades” é o segundo encontro científico organizado pelo Grupo HUM-870 Cine y Letras. Estudios transdisciplinares sobre el arte cinematográfico da Universidade de Granada, coordenado pelo Prof. Francisco Salvador Ventura. O primeiro simpósio teve lugar em Granada nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2009 e foi dedicado ao tema “Cinema e Cosmopolitismo”. O presente encontro será desta vez organizado em colaboração com o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e terá lugar nas instalações do CES- Lisboa nos dias 9 e 11 de Outubro de 2010.

Pretende-se com esta reunião científica obter um conjunto de reflexões sobre o papel do Cinema na interpretação das Cidades de pontos de pontos de vista diversos (arquitectura, história, filosofia, artes, urbanística, sociologia, etnografia). Para o efeito foram convidados investigadores de áreas científicas e universidades distintas que desenvolverão cada um o tema de imagem de uma cidade diferente de forma a obter simultaneamente uma leitura das relações do cinema com uma unidade urbana específica e ao mesmo tempo uma visão alargada dos pontos comuns e das diversidades de imagem e de leitura.

Entre outras serão abordadas as seguintes cidades: Los Angeles, Lisboa, Atenas, Almeria, Roma, Viena, Veneza, Havana, Bogotá, Budapeste, Vancouver, Madrid, Nova Iorque, (Lyon e Santiago do Chile a confirmar).

Os oradores e participantes são provenientes das seguintes instituições: Universidades de Coimbra e do Porto, Universidades de Granada, Cádis, Tessalónica, Carlos III de Madrid, Universidade Politécnica de Valência, Internacional de Andalucia, UCLA (a confirmar).

Coordenação: João Mascarenhas Mateus (Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do CES – Univ. Coimbra) e Francisco Salvador Ventura (Universidade de Granada).

Inscrições online aqui

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 2. Agenda, 6. Sociologia Urbana com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s