Graça Moura defende prioridade para recuperação do património no Orçamento do Estado para 2011

O escritor e antigo eurodeputado social-democrata Vasco Graça Moura defendeu hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2011 deveria contemplar como prioridade, na área da Cultura, a recuperação de património.

“[O orçamento deveria incluir] Meios que permitissem fazer face à recuperação do património que se encontra num estado vergonhoso de degradação. Por património não entendo apenas os chamados monumentos, o património edificado, mas todo o património material e imaterial que se está a degradar no nosso país de uma maneira altamente preocupante”, disse Graça Moura à Lusa.

Inquirido sobre duas medidas concretas que gostava que constassem do próximo OE, o escritor apontou “por exemplo, a recuperação de exemplares de edições portuguesas antigas e de manuscritos que se encontram nos nossos arquivos e bibliotecas, alguns dos quais estão a ameaçar a degradação total, como disse”.

“E, em relação aos monumentos -prosseguiu – recuperar aqueles que estão a ameaçar mais degradação, a que se torna necessário acorrer. É claro que não tenho agora aqui uma lista… Estas parecem-me as coisas mais importantes”.

Sobre o que foi feito este ano na área da cultura e o que de mais importante ficou por fazer, Vasco Graça Moura comentou que não viu fazer “rigorosamente nada”.

“Não dei por que alguma coisa tivesse acontecido na área da cultura, a não ser uma degradação cada vez maior. De maneira que suponho que está tudo por fazer”, concluiu.

Fonte – Jornal Público

Advertisements
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 12. Reabilitação Urbana, 3. Política e Cidadania, 9. Programas e Legislação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s