Principais salas de espectáculos fecham nas férias

A vida cultural no Porto, para quem visita a cidade durante o mês de Agosto, é um marasmo. Com as principais salas de espectáculos encerradas “para gozo de férias do pessoal”, resta aos turistas visitarem Serralves e ouvirem fado durante o jantar.

“Agosto é mês de romarias e de muita praia”. A frase, dita por um taxista, ontem de manhã, retrata a apatia de quem, durante o mês de Agosto, está conformado a ter “poucas alternativas culturais” para incluir no roteiro que oferece aos turistas que visitam o Porto. “Acabam por só ver a zona da Ribeira, o centro histórico, a livraria Lello, o mercado do Bolhão, a Torre dos Clérigos e a Casa da Música. Mas só para conhecerem o edifício”, acrescenta José, que se orgulha de falar cinco línguas.

Porém, outra alternativa não há para quem, durante o mês de Agosto, se desloca até à Casa da Música, junto à rotunda da Boavista. “A programação só reata a 7 de Setembro. Até lá, só haverá visitas guiadas ao edifício (projectado pelo holandês Rem Koolhaas) duas vezes por dia. Uma às 11 horas e outra às 16 horas”, informa uma funcionária, enquanto distribui os a programação dos próximos três meses.

Quem decide deslocar-se ao Teatro do Campo Alegre não tem melhor sorte: “Informamos que o teatro se encontra encerrado para gozo de férias do pessoal”, lê-se num aviso, que anuncia ainda que o edifício só “reabre com a programação de cinema no próximo dia 1 de Setembro”.

Já o Teatro Carlos Alberto e o Teatro Nacional de S. João copiaram a mesma missiva dizendo, em jeito telegráfico, que se “encontram encerrados no mês de Agosto”. A Praça da Batalha, mesmo ali em frente, está apinhada de turistas que procuram uma sombra para saborearem uma cerveja.

“Resta aos turistas darem um salto até Serralves. Já quando querem ouvir música a única solução é jantarem numa casa de fados, mas têm de abrir cordões à bolsa e pagarem 45 euros”, diz José, o taxista. Até o Coliseu do Porto só reabre no próximo mês.

Uma vez que as “Noites Ritual”, nos Jardins do Palácio de Cristal, acabaram ontem, a alternativa para os turistas é conhecerem o Museu Soares dos Reis e assistirem ao musical “Annie” de Filipe de La Féria no Rivoli.

Fonte – Jornal de Notícias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 4. Património e Centros Históricos com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s