Ilha do Sal acolhe seminário de reabilitação urbana

Vai decorrer em Setembro, nos dias 6 a 19, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, o SI_URB, Seminário Internacional de Reabilitação Urbana do Núcleo Histórico da Vila de Santa Maria. Organizado pela M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, o Atelier Mar e a Câmara Muncipal do Sal, o seminário comportará duas vertentes programáticas complementares: uma Oficina de reabilitação e desenho urbano e um Ciclo de conferências sobre problemáticas urbanas e desafios socio-culturais.

Trata-se de um evento “que, para além dos proventos científicos e culturais que lhe são habituais, poderá constituir-se como um ponto de viragem nas formas de pensar e planear a requalificação do conjunto da Vila de Santa Maria”, lê-se na apresentação.

“Cabo Verde encontra-se cada vez mais integrado no fluxo de pessoas e processamento de matrizes de desenvolvimento características de uma génese profundamente pósmoderna. O desenvolvimento acelerado das zonas urbanas, e neste caso em particular a Vila de Santa Maria na ilha do Sal, que acolhe anualmente cerca de 60% do turismo nacional, colocam inúmeras questões, nomeadamente no que respeita a preservação do património edificado, o ordenamento do espaço urbano, e o desenvolvimento de estruturas culturais que dêem voz a visões locais dentro de um espaço cada vez mais global e culturalmente heterogéneo”.

O SI_URB, com base em diversas matrizes provenientes de experiências sólidas e sócio-culturalmente sensíveis na área da reabilitação e desenvolvimento urbano, tem como finalidade produzir linhas de acção e propostas de trabalho para a reabilitação urbana do núcleo histórico da Vila de Santa Maria e em particular as ruas de Trás e a Rua de Catchitcha, duas ruas que o crescimento urbano marginalizou das actuais dinâmicas económicas e culturais da Vila.

Trabalhos e Temas

As oficinas de projecto funcionarão a tempo inteiro durante o seminário, as sessões de palestras e discussão diárias abordarão, os seguintes temas:

– Construção da Memória Colectiva

– Espaço Urbano, integração social e diversidade

– Turismo e intervenção sócio-económico

– Turismo e intervenção sócio-cultural

– Construir uma Imagem: interpretação do exterior

– Património: Reabilitação, Preservação e Futuro das Cidades

Participantes:

– Paulo Ormindo — Arquitecto e Professor Titular da UFBa / Consultor da UNESCO em Restauração de Monumentos e Sítios (Brasil)

– Esterliza de Azevedo — Arquiteta investigadora da UFBa (Brasil)

– Walter Rossa — Arquitecto investigador em Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo / Professor da Universidade de Coimbra (Portugal)

– Sergio Peña — Designer especialista em Design Urbano e Industrial / Instituto Superior de Design Industrial (Cuba)

– Ada Portero — Arquitecta investigadora / Faculdade de Arquitectura de Havana (Cuba)

– Leão Lopes — Artista plástico e investigador / M_EIA -(Cabo Verde)

– Arquitecto Adelino Gonçalves — docente doutorando / Universidade de Coimbra (Portugal).

Mais informações aqui

Fonte – Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 2. Agenda com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s