Igespar não teve resposta sobre esplanadas

E a polémica continua…

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) do Porto questionou duas vezes a Câmara portuense sobre a construção das esplanadas na Praça de Parada Leitão, mas ficou sem resposta. A garantia foi dada, ontem, pela Direcção Regional de Cultura do Norte, assegurando ainda que informou o Município do chumbo do projecto de Rui Barros Silva há quase dois meses.

O vereador do Urbanismo da Autarquia, Gonçalo Gonçalves, afirmou, anteontem em reunião do Executivo, que só teve conhecimento do parecer desfavorável do Igespar há cerca de 15 dias.

A Direcção Regional de Cultura do Norte recorda, em nota enviada ao JN, que interpelou os serviços municipais sobre a intervenção em Parada Leitão, a partir do momento que soube que estava em curso a construção das esplanadas que servem cinco espaços de restauração, incluindo o café Piolho.

Remeteu dois ofícios a 27 de Janeiro e a 1 de Março deste ano, “alertando para o facto de não ter conhecimento da obra que estava a ser realizada na praça”, apesar de estar implantada na área de protecção das igrejas dos Carmelitas e do Carmo.

No entanto, afiança a mesma fonte, o Município não deu resposta ao apelo. Só no passado dia 29 de Março é que o projecto deu entrada para análise no Igespar. A empreitada estava praticamente concluída.Gonçalo Gonçalves decidiu enviá-lo para o instituto, depois de ter recebido algumas queixas.

Inicialmente, os serviços do Urbanismo, liderados pelo ex-vereador Lino Ferreira, entenderam que a intervenção não necessitava do parecer prévio e vinculativo do Igespar por se tratar da construção de estruturas amovíveis e concederam autorização à obra.

Face ao parecer negativo do instituto, procura-se uma solução consensual que evite a demolição das esplanadas e a perda do investimento avultado feito pelos empresários da praça.

A primeira reunião entre os técnicos da Câmara do Porto e do instituto, os promotores da obra e o projectista Rui Barros Silva realizou-se esta semana.

Fonte – Jornal de Notícias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 4. Património e Centros Históricos com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s