Debate: “Formas emergentes de urbanização: Rua da Estrada”

Debate a partir do livro A Rua da Estrada, de Álvaro Domingues, obra que faz um retrato do país cruzando Arquitectura, Urbanismo e Sociologia, feito a partir da paisagem que se avista das nossas estradas nacionais (EN). É esta a proposta da Feira do Livro, para o próximo dia 18 Junho, pelas 21h30, no Auditório da Feira do Livro do Porto.

A “Rua da Estrada” mete-se, afinal de contas, com este mau viver que os portugueses cultivam sobre o défice de auto-estima sobre si próprios, sobre o país e sobre a incompreensão acerca do que muda – lamenta-se tudo: a perda da “cidade”, a perda do “campo”, o “feísmo”, o asfalto, etc. Deve ser por excesso de história, mitos, heróis e navegadores. O país é pobre, já se sabe, mas não ganha nada com os habituais lugares comuns do discurso dos mass media, do politicamente correcto, da imagem europeia e moderna, do “sustentável”, etc. Portugal é pós-moderno sem ter sido moderno, como dizem. Antes do julgamento estético ou moral, melhor será conhecê-lo melhor para saber como melhor amá-lo. (Álvaro Domingues).

Álvaro Domingues é geógrafo, professor da faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e investigador Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. O Arquitecto Nuno Portas é um dos convidados do painel da noite.

Fonte – notícia.up.pt

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 2. Agenda, 7. Cultura Urbana com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s