Futuro Coliseu de Souto Moura vítima da crise

A construção do Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo, obra orçada em mais de 11 milhões de euros e cujo projecto é da autoria do arquitecto Souto Moura, deverá ser uma das empreitadas a “reprogramar” pela câmara local, que promete lançar uma espécie de PEC (programa de estabilidade e crescimento), documento apresentado pelo Governo em Bruxelas com as medidas exigidas para reequilibrar as contas públicas. É que, como admitiu o autarca José Maria Costa, a situação financeira “é complicada”. Daí a necessidade de uma análise “aos projectos e investimentos em curso”.

O objectivo, garante, é que a Câmara, em tempos de crise, dê o exemplo na poupança, pelo que os novos projectos e outros investimentos só avançam se tiverem todas as condições de financiamento garantidas.

No caso do pavilhão, que terá capacidade para mais de quatro mil pessoas e que foi, entretanto, baptizado de Coliseu, a obra deverá ser candidatada a fundos comunitários, o que ainda não aconteceu, apesar de já estar no terreno há dois anos. Recorde-se que em Maio ficou a saber-se que a construtora Martifer vai assumir a posição da empresa Alberto Mesquita no consórcio encarregue da construção do Coliseu, obra entretanto parada, depois da insolvência da empresa que começou os trabalhos junto ao rio Lima, que parecem estar definitivamente amaldiçoados.

As obras começaram em 2008, mas, pouco tempo depois, foram interrompidas por ordem do Tribunal, depois de uma das empresas derrotadas ter recorrido do resultado do concurso público. Agora, dois anos depois, a obra voltou a parar, devido ao início do processo de insolvência de uma das empresas que integravam o consórcio vencedor do concurso, a Alberto Mesquita & Filhos, S.A. Entretanto, com os trabalhos praticamente parados nesta altura, segue-se agora um período para nova calendarização da obra, a qual poderá naturalmente sofrer uma derrapagem no âmbito da reprogramação que a autarquia está a desenvolver relativamente a todas as obras públicas em curso ou a lançar.

Fonte -Diário de Notícias

Advertisements
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 8. Arquitectura e Engenharia com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s