Movimento cívico da Alta de Lisboa alarga-se a toda a cidade para melhor pressionar poder

O nome encurtou mas o objectivo tornou-se bem maior. O projecto “Viver na Alta de Lisboa”, nascido no novo bairro da zona do alto do Lumiar, vai passar a chamar-se “Viver Lisboa” e a abranger toda a cidade.

Criado há cinco anos, este movimento começou por um blogue para depois se tornar num site actualizado diariamente, que se propõe acompanhar e defender os interesses dos moradores da Alta de Lisboa, uma zona com capacidade para 65 mil habitantes, ligada ao centro da cidade através do Campo Grande. A partir de agora, deixou de haver fronteiras.

“Ao tratar dos problemas da Alta de Lisboa percebemos que só ponderámos fazê-lo compreendendo toda a cidade”, revela Tiago Figueiredo, um dos membros do movimento. A preocupação é global, pois é “toda a capital que está doente”, destaca. Além disso, ao alargar o seu campo de actuação, o movimento “aumenta a sua massa crí­tica, poder de comunicação e capacidade de pressionar o poder político” que, segundo Tiago Figueiredo, “se fecha muitas vezes numa torre de marfim, impossível de contactar”. O “Viver Lisboa” conta com 19 colaboradores, mas pretende alargar a sua rede de contributos.

Entre as principais iniciativas do “Viver Lisboa” está o CineConchas (mostra de cinema ao ar livre), o CineCidade (debates de arquitectura sobre um filme) ou o documentárioVizinhos. Além disso, tem enviado várias propostas à  autarquia para melhoria do espaço público, a maioria das quais “não tem sido acatada”. Uma das excepções é uma rotunda na Alta de Lisboa, exigida pelo movimento para substituir um perigoso cruzamento com 18 faixas. FONTE: PÚBLICO

LINK: http://www.viverlisboa.org/

Advertisements
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 3. Política e Cidadania com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s