Mosteiro de Santa Clara-a-Velha vence prémio Europa Nostra 2010

Mosteiro de Santa Clara

Única candidatura portuguesa a ser escolhida pelo júri de um dos mais prestigiados galardões europeus. Prémio será entregue em Junho, em Istambul.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha está entre os 29 vencedores da edição deste ano do Prémio da União Europeia para a Cultural Heritage/Europa Nostra Awards, sendo o único candidato português a ser escolhido pelo júri deste importante galardão europeu, composto por quatro peritos independentes de toda a Europa.

A candidatura foi entregue em Outubro do ano passado e a lista dos galardoados foi tornada pública durante a semana passada, tendo a inclusão do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha na lista dos mais destacados projectos do sector do património cultural da Europa na categoria de Conservação – deixado a equipa daquele espaço museológico cheia de orgulho no trabalho que tem vindo ali a ser realizado e que «vai muito para além da recuperação e conservação», como garante o seu coordenador, Artur Côrte-Real.

«Foi uma candidatura preparada com muito rigor, que envolveu o mosteiro em diversas áreas e vertentes, que exigiu algum esforço de todos nós de modo a conseguirmos projectar a singularidade do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha», confessou ontem ao Diário de Coimbra o responsável, sublinhando, para este prémio, «a importância da investigação histórica e arqueológica» que tem envolvido aquele monumento.

«Há novas histórias que vão sendo contadas, que nascem das vivências e do conhecimento daquele mosteiro», continuou Artur Côrte-Real, garantindo que a escolha do júri do Europa Nostra Awards recai, sobretudo, sobre «o esforço global» e não apenas pela existência de «um mero, e abstracto, projecto de recuperação e conservação».

O esforço será reconhecido no próximo dia 10 de Junho, em Istambul, na Turquia, durante a 8.o Annual Awards Cerimony, que será um dos momentos do Congresso Anual da Europa Nostra e estará integrada nas celebrações de Istambul, Capital Europeia da Cultura 2010.

«Confiante mas não ofuscado»

No decorrer da sessão serão entregues os galardões a todos os projectos escolhidos, oriundos de 15 países diferentes, e revelado o nome dos seis grandes vencedores, que ganharão um prémio monetários de 10 mil euros. A cerimónia será apresentada pela deputada Androulla Vassiliou, comissária europeia responsável pela Educação, Cultura e Multilinguismo e Juventude e por Denis Kergorlay, presidente executivo da Europa Nostra.

Estar entre os 29 galardoados e receber uma menção honrosa já é, como diz Côrte-Real, «muito honroso», mas o responsável acredita na possibilidade de Santa Clara-a-Velha poder vir a estar entre os seis projectos vencedores. «Estou confiante mas não ofuscado», confessa o arqueólogo, garantindo que foi entregue «uma grande candidatura, de um sítio singular e único», mas que tem ainda «muitos problemas por resolver».

Para já, este galardão «entregue em edições anteriores a sítios europeus como La Scala, em Milão» é já encarado com grande optimismo, até porque o Europa Nostra é encarado como um dos mais importantes prémios europeus, e recebê-lo significa «colocar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha no mapa do património», com todas as implicações turísticas que estão subjacentes a esta distinção, tanto para o monumento, como para Coimbra, como até para Portugal.

Aberto ao público quase há um ano (desde 28 de Abril do ano passado), o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha conta já com muito perto de 50 mil visitantes de quase todas as nacionalidades. Um êxito inesperado para quem dirige e trabalha naquele espaço mas que, como admite Côrte-Real, «também ajudou à  decisão» do exigente júri do Europa Nostra Awards.

Criado pela União Europeia em 2002, este que é um dos mais importantes galardões europeus, representa cerca de 250 organizações não governamentais, 150 organizações associadas e 1500 membros individuais, oriundos de mais de 50 países e a cerimónia realizada anualmente para a entrega dos prémios é sempre encarada como «a vitrina das maiores conquistas na manutenção e preservação do património cultural comum na Europa».

Candidatura ao European Museum Forum a ser preparada

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha deverá ser candidato ao European Museum Forum, uma galardão que, entre outros prémios, destaca o Melhor Museu Europeu do Ano e que premeia novos museus, com dois ou três anos de actividade, ou museus antigos, que tenham sido totalmente renovados, relacionando-se com a comunidade envolvente, preservando as memórias e promovendo uma missão educacional junto dos mais novos.

A candidatura está neste momento a ser preparada e, segundo Artur Côrte-Real, deverá estar pronta no final deste mês, esperando-se que os resultados sejam conhecidos no final do ano. «Trata-se de candidaturas muito exigentes», garante o coordenador do projecto, explicando que, para concorrer a este prémio, é necessário apresentar, para além do projecto de recuperação e conservação do museu, todos os conteúdos cientí­ficos do museu, assim como os conteúdos das exposições, das investigações e de outros trabalhos que são desenvolvidos no museu.

Note-se que este ano há quatro museus portugueses nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano (Museu Municipal de Penafiel, Museu do Oriente, Museu de São Roque e Museu de Portimão) e que Coimbra já foi distinguida anteriormente pelo European Museum Forum com a entrega, em 2008, do Micheletti Award, que distingue o melhor e mais inovador museu em ciência, técnica e indústria, ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Em 2009, também o Museu da Água de Coimbra foi o único português nomeado para o prémio de Melhor Museu Europeu do Ano.

Fonte – Diário de Coimbra

Advertisements
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 3. Política e Cidadania com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s