Ovar: Máquinas tentam salvar Avenida Marginal da praia do Furadouro

Furadouro_ar_200

Gastaram-se perto de sete milhões de euros no reforço da defesa costeira no concelho de Ovar, mas o aglomerado urbano do Furadouro está em risco como nunca.

Maquinaria pesada foi enviada, na madrugada de sexta-feira, para o que resta do areal do Furadouro no sentido de evitar que a Avenida Marginal fosse destruída pela fúria do mar. Desde a manhõ de quinta-feira, com o avanço da maré, que as ondas do mar estavam a “enrolar” nos passeios, após terem “engolido” praticamente todo o areal em frente à Avenida Central.

A fúria das águas chegou a derrubar um muro de protecção do conjunto urbanístico da marginal e ameaçava derrubar um dos mirantes que ficou sem sustentação e ameaçava ruir.

Foi preciso uma intervenção de emergência para salvar o aglomerado urbano, o que sucedeu durante a madrugada de sexta-feira, aproveitando o Ministério do Ambiente a baixa da maré para colocar mais pedra, reforçando a defesa aderente, junto do passeio da avenida.

Os comerciantes e populares da praia vareira estão apavorados e temem pelas suas vidas e bens e criticam as autoridades por só “tomarem medidas quando há uma emergência”, criticando as obras e o dinheiro gasto nas últimas reparações dos esporões “para nada”.

“Aqui só serão tomadas medidas a sério quando acontecer uma catástrofe”, lamentam, lembrando que as maré vivas só estão previstas para Março.

Fonte – Diário de Aveiro

Advertisements
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s