Eventos no CES

Dois eventos do CES a seguir:

Seminário do Núcleo de Estudo sobre Cidadania e Política Sociais
Representações da cidade insegura no Brasil e em Portugal

Eda Góes, pós-doutoranda CES

Nova data: 18 de Fevereiro de 2010, 17:00, Sala de Seminário do CES, 2º Piso, Coimbra

Apresentação

Partindo do pressuposto de que a insegurança é uma dimensão importante das cidades contemporâneas, mas possui significados diferentes que sustentam práticas que podem ser distintas, exigindo, portanto, constante articulação entre micro e macro-análises, buscamos comparar o tratamento dado à questão no Brasil e em Portugal. Identificamos cenários comuns que apontam para o importante papel desempenhado pela mídia na mediação das relações entre violência real e violência representada, mas também cenários distintos, que confirmam a importância do pressuposto adotado.

+info…

 

HCP2

I Conferência
A História da Construção em Portugal. Alinhamentos e Fundações

19 de Fevereiro de 2010, CES-Lisboa/CIUL, Picoas Plaza, Rua do Viriato, nº 13 (estação de Metro Picoas)

Organização: CES / Universidade de Coimbra / Núcleo de Arquitectura e Urbanismo

Coordenação: João Mascarenhas Mateus. CES

Comissão organizadora:
José António Bandeirinha. CES
Stefania Barca. CES
Vítor Cóias e Silva. Empresa STAP

Apresentação

A História da Construção constitui uma disciplina de definição recente que pretende analisar a evolução do modus faciendi de uma actividade humana milenar, numa abordagem transdisciplinar. A Construção – Civil, Religiosa, Militar, Tradicional, Industrial, Pública e Privada – deixa de ser vista somente como uma actividade de construtores, arquitectos e engenheiros, associada às questões de evolução da utlização de materiais e tecnologias. Passam a ser estudados também os comportamentos culturais próprios dos construtores, a organização social e económica necessária à mobilização de mão-de-obra e os factores corporativos e sindicais. O seu âmbito estende-se assim às políticas económicas e aos métodos de organização do trabalho usados na implementação de programas urbanísticos e de obras públicas; à eliminação e adaptação de ofícios tradicionais; à criação de novas indústrias e actividades comerciais, à destruição e criação de símbolos de identidade, à génese de fenómenos migratórios, aos processos de integração e exclusão.

Esta disciplina tem vindo a ser estabelecida e desenvolvida sobretudo no Reino Unido, Espanha, Alemanha e em França. Desde 1996, a Espanha organizou já 6 congressos nacionais dedicados à História da Construção. A França levou a cabo em 2009, o primeiro congresso nacional. O 1º Congresso Internacional foi organizado em Madrid, em 2003, o 2º em Cambridge em 2006 e o 3º Congresso foi realizado em Maio de 2009, em Cottbus, Alemanha.

A organização desta conferência pelo CES permite aprofundar a linha de investigação Conhecimentos “tradicionais” e mudança social da área de “Ciências, Tecnologias e Humanidades”.

+info…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 2. Agenda com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s