Fundo de Investimento da SRU Coimbra constituído em três meses

Depois de aprovado o aumento de capital da sociedade, Coimbra Viva retoma negociações com entidades bancárias, grandes empresas e proprietários

O presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) de Coimbra, João Paulo Craveiro, acredita que dentro de três meses estará constituído o Fundo de Investimento Imobiliário (FII), necessário para financiar as obras na primeira Unidade de Intervenção, adiantando que, ainda este ano, deverão arrancar os trabalhos de reabilitação daquela zona, nomeadamente para a construção do parque de estacionamento que integra o projecto.

Depois da permissão do Governo – através das secretarias de Estado do Tesouro e do Território e Ordenamento do Território – em alterar (em mais 700 mil euros) o capital social na SRU, a que se junta um incremento da Câmara Municipal de Coimbra de um milhão de euros, o passo fundamental para a constituição do FII foi dado sexta-feira com a aprovação, em Assembleia-Geral da Coimbra Viva, do aumento de capital da sociedade, como confirmou ao Diário de Coimbra o seu presidente, Carlos Encarnação.

Uma decisão que, de acordo com João Paulo Craveiro, é «o pontapé de saída» que a SRU precisava para desbloquear de uma vez por todas o financiamento dos trabalhos previstos para a primeira Unidade de Intervenção, uma vez que o aumento do capital era uma das condições para que a entidade bancária interessada em integrar o FII confirmasse a sua participação.

A outra era, de acordo com o presidente da SRU, que não fosse a única a integrar o fundo. Por isso, a Coimbra Viva está, neste momento, em negociações para que outro banco faça parte do grupo de financiadores, uma informação também confirmada ao DC por Carlos Encarnação.

SRU espera poder beneficiar do JESICA

Em paralelo, decorrem negociações com duas grandes empresas de construção e ainda com os proprietários da primeira Unidade de Intervenção para saber se estão interessados em comprar unidades de participação no FII. No fundo, esta participação concretiza-se se cada proprietário estiver interessado em entregar para o fundo o seu imóvel – que está neste momento a ser avaliado por entidades independentes, certificadas pela Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) – recebendo, no final das obras, «o valor do seu prédio mais a rentabilidade do fundo», explicou João Paulo Craveiro.

Grande parte dos prédios da primeira Unidade de Intervenção, que engloba o futuro corredor do eléctrico rápido, na Baixa de Coimbra, pertence à Câmara Municipal de Coimbra ou à Metro Mondego, que já se mostrou interessada em participar no fundo. Os restantes proprietários serão, de acordo com o presidente da SRU, auscultados em breve, assim estejam terminadas todas as avaliações dos prédios, que já estão no terreno.

Dentro de semanas, estará realizado o aumento de capital necessário para a constituição do FII – que apenas financia reabilitação de edifícios – sendo certo que este ainda precisa do “visto” da CMVM para ser confirmado, um processo que deverá demorar cerca de dois meses.

Quanto aos equipamentos, como o parque de estacionamento e outras infra-estruturas, como eficiência energética dos edifícios, poderão vir a ser financiados pelo JESICA um «fundo de fundos» com capital de 120 milhões de euros vindos do Banco Europeu de Investimento que, de acordo com o responsável, foi criado precisamente para investir em reabilitação urbana que não incluam habitação.

Fonte – Diário de Coimbra

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 9.3. Sociedades Reabilitação Urbana com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Fundo de Investimento da SRU Coimbra constituído em três meses

  1. Pingback: Fundo de Investimento da SRU Coimbra constituído em três meses … – investimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s