Brasil: Santiago Calatrava vai projectar "Museu do Amanhã" sustentável e ecológico

19_MHG_rio_museu

O arquitecto espanhol Santiago Calatrava vai idealizar, a pedido do município do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, um edifí­cio sustentável e ecológico que pretende tornar-se no novo ícone da cidade brasileira, noticia hoje a imprensa brasileira.

Segundo o diário «O Globo», Calatrava recebeu o convite do presidente da câmara carioca, Eduardo Paes, que quer que o recinto acolha a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, que as Nações Unidas promoverão no Rio de Janeiro em 2012.

A cimeira, designada Rio+20, servirá para avaliar os resultados da Cimeira da Terra, também realizada nesta cidade em 1992.

O orçamento para a construção do museu ainda não é conhecido, embora os responsáveis do município do Rio de Janeiro assegurem que o custo será «bastante razoável».

O museu será construído na zona portuária do centro da cidade, que hoje é uma área degradada, mas que será revitalizada para os Jogos Olímpicos de 2016.

A estação do Oriente em Lisboa (Portugal), o aeroporto Sondica de Bilbau (Espanha), o Museu de Arte de Milwaukee (Estados Unidos), o complexo desportivo Olímpico de Atenas (Grécia), e a Ponte da Mulher em Buenos Aires (Argentina) são algumas das obras de Santiago Calatrava.

O arquitecto está a trabalhar actualmente no terminal de transportes do World Trade Center, localizado debaixo da futura torre da Liberdade, em Nova Iorque, e no arranha-céus Fordham Spire Hill House em Chicago.

Fonte – Público

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 11. Ecocidades, 8. Arquitectura e Engenharia com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s