Museu do Chiado quer ser pólo dinamizador

Museu do Chiado

Museu do Chiado

O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado “deve ser um pólo dinamizador” daquela zona histórica de Lisboa, defendeu ontem a nova directora, que pretende renovar a imagem do espaço e aproximá-lo da cidade.

Helena Barranha, que ontem tomou posse como directora do espaço, referiu que o museu que passou a dirigir “abriu em 1911 e debateu-se desde então, e sobretudo nos últimos anos, com problemas de escassez de espaço e reduzido orçamento”.

Consciente das dificuldades

“Estou consciente destas dificuldades e pretendo reunir apoios no sector público e privado, realizando parcerias com outras entidades”, avançou.

A nova directora apelou aos responsáveis do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) presentes na cerimónia para “a necessidade de se repensar o investimento do Estado na arte contemporânea”, pretendendo para tal organizar debates no museu, convidando artistas, museólogos e outros agentes culturais.

Ressalvando que a programação do museu para o próximo ano está ainda em apreciação pelo IMC, Helena Barranha apontou, contudo, que quer desenvolver um projecto no MNAC com base em três linhas essenciais: valorizar as colecções de arte – que abrangem o período de 1850 até à actualidade – requalificar as instalações e ampliar a rede de colaborações com outras entidades culturais.

O Museu do Chiado “deve abrir-se à cidade e constituir-se num pólo dinamizador na zona do Chiado”, defendeu a nova directora, de 38 anos, licenciada em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, com um mestrado em Gestão Cultural e um doutoramento em Arquitectura com dissertação sobre Arquitectura de Museus de Arte Contemporânea.

A nomeação de Helena Barranha, conhecida em Outubro do ano passado, na sequência de um concurso público ao qual também concorreu o então director do museu, Pedro Lapa, gerou polémica e uma petição de contestação .

Fonte – Jornal de Notícias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s