Cinco municípios criam Confraria da Lampreia

As três grandes modas dos Municípios Portugueses: Rota de tudo, Capital de qualquer coisa e Confraria de algo.

Os cinco municípios banhados pelo Minho pretendem criar uma Confraria da Lampreia com a marca daquele rio internacional. O processo com vista à concretização do projecto em 2010 já foi iniciado. Para os próximos dois meses, em Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço, está prometida a realização de uma acção conjunta de cariz gastronómico e turístico com “visibilidade nacional” de promoção do ciclóstomo, em que, pelo menos 80 restaurantes destes concelhos irão servir lampreia de modo tradicional.

Um grupo de trabalho está no terreno a preparar a futura confraria e impõe como regra número um que o prato, que deverá constar obrigatoriamente todos os fins-de-semana nos cardápios da restauração aderente, seja confeccionado de acordo com a receita de maior tradição.

Segundo Nuno Correia, responsável pelos serviços culturais da Câmara de Vila Nova de Cerveira, que há já largos anos dedica o mês de Fevereiro à  promoção deste prato tradicional, a ideia de unir esforços para classificar a lampreia do Minho como “um produto de excelência” terá partido do município de Caminha e sido depois abraçada pelos restantes concelhos da margem portuguesa do rio. Ao grupo ter-se-ão juntado a Adriminho (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho) e a Câmara de Paredes de Coura.

“O grupo constituído por esses seis municípios e a Adriminho tem como objectivo a curto prazo a criação de uma Confraria da Lampreia do rio Minho e a sua certificação como iguaria de excelência”, refere Nuno Correia.

Fonte – Jornal de Notícias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 3. Política e Cidadania com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Cinco municípios criam Confraria da Lampreia

  1. americo tavares diz:

    QUAL A MELHOR ZONA NO NORTE E LOCAL PARA COMER LAMPREIA

  2. Caro Américo Tavares qualquer um dos municípios presentes nas tags têm restaurantes óptimos para comer lampreia. Agora depende que zona é que quer do Norte. Ponte de Lima e Ponte da Barga têm bons restaurantes. Se for um no sul da Grande Área Metropolitana do Porto aconselho a zona de Entre os Rios. Poderá ver no seguinte link alguns comentários de pessoas sobre os melhores restaurante para comer lampreia.
    http://fugaspublico.blogspot.com/2007/02/melhor-lampreia-de-lisboa-na-tia.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s