Quatro elevadores de Lisboa com intervenções de artistas portugueses

Elevador da Bica

Elevador da Bica

Quatro elevadores emblemáticos de Lisboa vão ser alvo de intervenções de arte pública dos artistas plásticos Alexandre Farto, Susana Anágua, Vasco Araújo e Susana Mendes Silva, num projecto da Carris que será inaugurado quarta-feira.

Intitulado “Arte em Movimento – Carris”, o projecto inédito vai permanecer até 30 de Junho deste ano e envolve uma intervenção de Alexandre Farto no Ascensor da Bica, Vasco Araújo no Ascensor do Lavra, de Susana Anágua no Ascensor da Glória e Susana Mendes Silva no Elevador de Santa Justa.

O objectivo do desafio lançado aos quatro artistas é “estabelecer uma ponte entre um passado de histórias e vivências com o presente e o futuro”, levando os passageiros a redescobrir estes históricos elevadores lisboetas, classificados como Património Nacional, explicou Lourenço Lucena, comissário da iniciativa.

“É uma forma de dar visibilidade aos elevadores/ascensores através de trabalhos de artistas portugueses contemporâneos”, sublinhou, observando que o projecto se enquadra no programa de responsabilidade social da Carris e na ambição de fazer uma promoção continuada de arte pública portuguesa através de outros equipamentos de transporte da empresa, como os autocarros e eléctricos.

Lourenço Lucena recordou que a Carris desenvolveu um projecto semelhante nos anos 80 com intervenções dos artistas Eduardo Nery, Calvé e José de Guimarões em autocarros de dois andares.

O novo projecto em elevadores “vai convidar os lisboetas a lançar um novo olhar sobre um transporte que usam ou não no seu quotidiano, mas que faz parte integrante da história da cidade e da vida dos seus habitantes”, referiu Lucena. E explicou que a intervenção do artista Alexandre Farto (nascido em 1987, em Lisboa) no Ascensor da Bica consiste no revestimento das duas cabines com uma película reflectora que irá, como um espelho, “reflectir a realidade circundante, sejam pessoas, casas e tudo o que acontece”.

No Elevador de Santa Justa, Susana Mendes Silva (nascida em 1972, em Lisboa), vai convidar as pessoas a interagir através de um texto em várias línguas – colocado nos vidros do interior da cabine – que remete para um blogue na internet (http://santa-justa.blogspot.com.) onde poderão deixar as memórias pessoais sobre a utilização daquele equipamento.

Susana Anágua (nascida em 1976, em Torres Vedras) criou uma proposta artística para o Ascensor da Glória que tem a ver com “o equilíbrio de forças, e a mecanicidade do equipamento”. Pintou com tinta fluorescente no chão, exactamente onde os ascensores se cruzam, e fixou focos de luz que são ligados quando as máquinas se ladeiam, iluminando os dois e a tinta colocada no pavimento.

Desta forma, explicou Lourenço Lucena, a artista pretende «registar a experiência de encontros e desencontros que todos já experienciámos nos elevadores».

Vasco Araújo (nascido em 1975, em Lisboa), instalou o seu projecto no Ascensor do Lavra, através de placas com frases de Fernando Pessoa e do próprio artista coladas nos bancos do elevador. “É um trabalho profundo e intimista que interpela os passageiros, convidando-os a pensar”, explicou o comissário.

A iniciativa da Carris tem curadoria e produção de BLUG, Design, Senses & Art, com o apoio de Maria do Mar Fazenda e Filipa Oliveira. A inauguração está prevista para quarta-feira, 6 de Janeiro, às 10h00, com iní­cio no Ascensor da Bica, e depois uma visita ao Elevador de Santa Justa, ao Ascensor do Lavra e ao Ascensor da Glória.

Fonte – Jornal Público

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Quatro elevadores de Lisboa com intervenções de artistas portugueses

  1. Pingback: Arte em Movimento – Carris « UrbScape

  2. Pingback: Arte em Movimento – Carris « UrbScape

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s