Municípios assinalam Dia do Turismo

dia_mundial_turismo_2009É a primeira vez que as comemorações do Dia Mundial do Turismo, este ano assinaladas no dia 26 de Setembro, se centram na região Norte. Vinte municípios vão ter eventos comemorativos de um ou mais dias para celebrar a data.

Viana do Castelo, sede da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, celebrará a efeméride com uma Festa da Gastronomia e Vinhos, que aposta na diversidade da oferta gastronómica e vinícola nortenha e que decorrerá entre os dias 24 e 27 no Castelo de Santiago da Barra. Guimarões alia-se aos festejos com a inauguração da nova delegação do produto estratégico “Touring Cultural e Paisagístico e dos Patrimónios” nas instalações dos antigos paços do concelho.

Braga, que acaba de aderir à Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal e assumir, finalmente, que irá receber a futura delegação do produto estratégico “Turismo Religioso”, junta-se com um Festival de Mimos, um desfile de chapéus e a disponibilização de guias móveis, no dia 25, e a apresentação do roteiro turístico das Obras de Frei José no dia 26.

Haverá, de resto, acções comemorativas em Barcelos (Art e Tur 2009), Arouca (Feira das Colheitas), Caminha (3ª Enduro Open), Chaves (visitas guiadas ao castro de Curalha e Arquivo Municipal), Matosinhos (oferta de brindes e distribuição de informação turística), Miranda do Douro (eventos direccionados para turistas desde provas de produtos locais a música e passeios), Mogadouro (oferta de brindes nos postos de Turismo) e Póvoa de Lanhoso (visitas e degustação de produtos). Outros municípios entram na “festa”: Póvoa de Varzim (oferta de doçaria e provas de vinhos), Santa Maria da Feira (Workshop “Turismo, Celebrando a Diversidade” e assinatura de um protocolo turístico), Terras de Bouro (uma caminhada na via Romana), Trofa (Jornadas Europeias do Património e Dia Mundial do Turismo, e um festival de concertinas e cantares ao desafio), Vale de Cambra (Workshop de Azulejaria), Vila Nova de Gaia ( semana gastronómica “Iguarias do Mar” e feira de produtos regionais) , Vila Pouca de Aguiar (Feira das Cebolas) e Vizela (exposição de fotografia sobre o concelho).

O custo do conjunto de eventos ronda os 130 mil euros.

Fonte – Jornal de Notícias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 1. Imprensa, Blogosfera e Web, 2. Agenda com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s