Óbidos – Transformar imóveis em casas criativas

A Câmara Municipal de Óbidos vai investir 1,4 milhões de euros até 2010 na regeneração urbana da vila histórica. O objectivo da autarquia é o de transformar imóveis devolutos em habitações criativas.

Alguns monumentos vão albergar um museu digital, auditório e um chocolate lounge.

A candidatura ” Óbidos Criativa”, aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, prevê a criação de quatro espaços criativos a instalar na Rua Nova.

Nesse local, “a Câmara tem vindo a comprar edifícios em mau estado com o objectivo de os recuperar e transformar em casas que irá disponibilizar à classe criativa”, disse o presidente da Câmara, Telmo Faria (PSD).

“Queremos incentivar a fixação de famílias jovens” no interior do centro histórico que está muito envelhecido”, adiantou o autarca.

“Vamos dar preferência a jovens famílias com projectos de vida que se enquadrem na economia criativa”, sublinhou.

As casas criativas, onde as famílias poderão habitar e desenvolver a sua actividade com o objectivo de rejuvenescer o centro histórico e diversificar as actividades económicas, irão ser disponibilizadas através de uma bolsa de arrendamento.

A criação de uma livraria na Igreja de S. Tiago e de um auditório na Igreja do Mocharro são outras das intervenções previstas no âmbito do programa que vai também dotar Óbidos do primeiro chocolate lounge da região. A localizar na actual cantina municipal, na Rua Direita, vai ser “um ponto de fabrico e venda de chocolate”, revelou Telmo Faria que pretende “trabalhar o chocolate como um produto de Óbidos” num local “com um pátio interior onde as pessoas podem não só comprar como degustar os produtos”.

A deslocalização do Quartel da GNR vai, por seu lado, dar lugar à criação do Óbidos Story Center, um museu em que “a revisitação da história será feita com muito recurso ao digital e ao multimédia” num espaço em que “as novas tecnologias permitirão perceber o passado, o presente e o futuro da vila”.

A última intervenção tem em vista a criação de um Balcão da Criatividade, num edifí­cio que está ainda a ser negociado com o proprietário e que irá funcionar como um espaço de acolhimento aos turistas e uma mostra “dos melhores produtos da vila, desde o Óbidos Gourmet a produtos de agricultura biológica” específicou.

O projecto Óbidos criativo é financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) em cerca de 980 mil euros, contando actualmente com cinco intervenções lançadas e três em fase de adjudicação, e duas com abertura de concurso prevista para o iní­cio de 2010.

Fonte – Jornal de Notícias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Óbidos – Transformar imóveis em casas criativas

  1. Óbidos, Vila que conheço, têm sido dinamizada e salvaguardada de forma exemplar.
    Choca-me agora a criação de um “Óbidos Story Center”.
    Efectivamente preferia um “Centro de revisitação histórico”. A nossa língua, património imaterial, também deve ser salvaguardada. Se nós portugueses não o fizermos, quem o fará?

  2. maria arribro diz:

    Não tem sido salvaguardada de forma exemplar-é uma ilusão, o património construído tem sido simplesmente deixado ao desvario e utilizado como bandeira e nada mais. E o humano não conta, se fossem os 180 habitantes de Óbidos a votar o Telmo Faria não era eleito,mas como esses não contam são mal tratados – é tudo um bluff

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s