Guimarões aprova Fundação para 2012

A Câmara de Guimarões aprova, esta terça-feira, os estatutos da Fundação para a Capital Europeia da Cultura 2012. A reunião segue-se à aprovação da empresa municipal responsável pela gestão do orçamento, de 111 milhões de euros.

A empresa municipal, presidida por Francisca Abreu, vereadora da Cultura do município de Guimarões, integra, entre outros, Carlos Martins, ex-vereador na Câmara da Feira e responsável pelo programa de animação do Euro-2004, e José Bastos, director do Centro Cultural da Vila Flor. Conta com o capital de 500 mil euros, sendo o município de Guimarões o único accionista.

Quando foi criada, o presidente da autarquia, António Magalhões, afirmou que a intenção era fazer com que a empresa evoluísse para uma Fundação, para o que estavam já acertados apoios de alguns mecenas. A Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012 terá um orçamento de 111 milhões de euros. Deste montante, 70 milhões estão destinados a novos equipamentos e a regeneração urbana. A este nível, salientam-se a criação de uma Plataforma das Artes, a Casa da Memória (núcleo museológico com forte pendor tecnológico) e o CampUrbis, parceria do município com a Universidade do Minho que se propõe reabilitar uma antiga zona industrial (Couros).

O financiamento da CEC 2012 será suportado pelo Ministério da Cultura, pela Câmara e através da comparticipação comunitária do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Fonte – http://www.jn.sapo.pt

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe um comentário